Monday, January 27, 2014

* Writing memories...



New York, New York...

Hoje ao ver o blog da Vera, que está quase de partida para um ano fantástico em Inglaterra (Au Pair, claro está), dei por mim a reviver uma série de memórias e sentimentos que já há muito tempo estavam guardados na minha gaveta das recordações. Decidi soltá-los cá para fora e tornar a dar-lhes vida.
Lembro-me que antes de embarcar na aventura que se tornou, até hoje, a melhor da minha vida; sentia um misto de emoções e de nervosos miudinhos por todo o meu ser. Quando apanhei o avião em Lisboa e me despedi das pessoas mais importantes da minha vida, senti um arrepio e uma onda de medo a invadir-me e pensei: "Meu Deus!!! Que loucura tão grande!!! O que raio é que eu estou aqui a fazer? E se me fizerem mal? Eu nem sei falar quase nada de Inglês, eu não conheço ninguém. E se ficar doente...QUERO VOLTAR PARA CASAAAA!". Estes foram os pensamentos que fizeram com que, no avião a caminho da melhor cidade do mundo - NOVA YORK - eu me desfizesse, literalmente, em lágrimas e soluços.
Os primeiros 3 meses, os tais de adaptação, foram os piores que me lembro até hoje. Chorava todas as noites, sentia-me sozinha, não percebia quase nada da língua e era tudo tão estranho e diferente do meu mundinho em Portugal. Eu que NUNCA andava sozinha, nem para ir à casa-de-banho, vi-me obrigada a tal. E digo-vos uma coisa... CRESCI, cresci muito enquanto pessoa; aprendi muita coisa; cometi muitos erros; descobri limites; desvendei mistérios; provei e experimentei cores, cheiros e sabores; conheci muita e muita gente; viajei por entre culturas e religiões diferentes; soube dar valor, ainda mais, ao que tinha e a quem tinha na minha vida; tornei-me uma pessoa mais autónoma, confiante, segura e aventureira; senti que estava a viver a vida à minha maneira, sem medos nem pressas, apenas com a emoção e entusiasmo do presente e do agora. Passeei muito, descobri lugares e paisagens que nunca na vida pensei descobrir. Libertei-me. Conheci-me e dei-me a conhecer a pessoas que, ainda hoje, continuam a fazer parte da minha vida.
Saí da minha zona de conforto e só aí me descobri integralmente. 




Fiz amigos para a vida, que me marcaram e que partilharam comigo bons e maus momentos. 
Conheci pessoas novas, diferentes, com outras ideologias e pontos de vista que, sem elas darem por isso, acrescentaram valores em mim e contribuíram, um pouco, para me tornar na pessoa que hoje sou.
Posso dizer, com um sorriso no rosto e com o coração cheio, que todas as pessoas que por mim passaram, deixaram em mim a sua marca. E hoje tenho imenso orgulho em dizer que, algures no mundo, tenho uma amiga Chinesa, Tailandesa, Peruana, Australiana, Brasileira, Italiana, Francesa, Sul Africana, Budista, Evangelista e por aí fora; e que graças a elas o meu mundo ficou mais completo e colorido. =)



No fim, quando a hora da despedida chegou, com ela chegaram as lágrimas da saudade: dos que irei rever e dos que irei deixar. E este momento sim, posso dizer que é doloroso. Sabemos que há pessoas que nunca mais iremos ver, outras com quem nunca mais iremos falar; sítios onde não voltaremos a estar e lugares onde não iremos regressar.
E é nesta altura que abençoamos todos os momentos vividos até então e todas as alegrias e tristezas partilhadas que irão ficar eternamente na memória de quem as viveu e que lembra constantemente que...aqui e ali fomos tão felizes!!!!

Não deixem que o medo vos impeça de tentar e aproveitem cada momento como se fosse o único.

* Portanto Verita...Força nisso! Vai correr tudo bem e quando regressares, regressarás de bagagem cheia e alma rejuvenescida!!!! BOA SORTE E...HAVE FUN!!! :)


1 comment:

  1. Adorei este teu post!
    Estou tão entusiasmada e animada e ao mesmo tempo com o aperto por deixar todos os que amo aqui em Portugal. Manchester é bem mais perto que Nova Iorque, e sei que poderei ter visitas, mas não é a mesma coisa que estar cá...
    Acredito que vai ser uma experiência que me vai fazer muito bem mas nem acredito que já só faltam dois dias para ir! Tenho dificuldade em dormir e tudo haha mas eu sou um bocadinho tontinha, doidinha até xD e no fundo tenho confiança em mim e acho que tudo vai correr bem!
    Muito obrigada! Um beijinho grande*

    ReplyDelete