Sunday, August 26, 2018

* Vacacions mode ON *

* Estas férias foram marcadas por dias em que voltei à minha adorada cidade. Dizem que devemos voltar aos sítios onde fomos felizes, é por isso que, sempre que posso, gosto de rumar até aqui...onde me sinto em casa e onde vejo e revejo pessoas que fazem o meu coração transbordar de alegria e de gratidão por as ter comigo - mesmo que a distância nos impossibilite de estarmos mais vezes juntas.


Quem me conhece sabe o amor que nutro por esta cidade mágica...sabe o significado e a importância que ela tem para mim e para a pessoa que hoje sou. Foi aqui, em Nova Iorque que aprendi a testar os meus limites; que aprendi que o verbo aconchego está relacionado com independência e que sair da nossa zona de conforto é uma das melhores formas de superar medos e de crescermos enquanto pessoas...



* Foi esta cidade - que nunca dorme - que me ensinou a não ter medo do escuro e a não ter receios de conviver com outras culturas e outros saberes...


* Que me mostrou que é possível organizar-me no meio da desorganização e que o caos, nem sempre, tem de ser conotado como algo negativo e intempestuoso. Aprendi a valorizar-me, entendi melhor que a perfeição não existe e que é essa  imperfeição  que nos distingue - tornando-nos seres únicos e especiais no meio de tantos outros.



* Aprendi também que deixas um bocadinho de ti e levas sempre um bocadinho dos outros para onde quer que vás e que a amizade e o amor, são as únicas armas poderosas que deves usar e abusar para seres feliz!
Sou grata por tudo e por todos aqueles que cruzam o meu caminho - os que permanecem e os que seguem o seu rumo (por vezes tão diferente do meu) -  e que me ensinam, todos os dias, a ser uma pessoa melhor. 
Sou grata pelos sabores, aromas, cores, paisagens, culturas que tenho tido a possibilidade de conhecer, que aumentam o meu saber e me tornam uma pessoa mais rica de espírito e de alma.
E é isso que desejo minha gente, que sejam felizes. Que sejam gratos. Que viagem - mesmo sem sair do país. Que arrisquem. Que não fiquem parados à espera que o mundo dê voltas, porque a vida só faz sentido se, também nós, dermos voltas com o mundo!!!













Saturday, July 28, 2018

* Vacation mood on *

If only that said "mode" right? With July stepping in, i'm so ready for some time off! Although i have a month to go, and the weather is not helping, i know cold in paradise? Yes, it's even raining no

* F.I.N.A.L.M.E.N.T.E as tão merecidas férias!
Não sou de me queixar muito, nem de andar sempre aborrecida com o mundo à minha volta (antes pelo contrário) mas, caramba, já ansiava por estas férias há mais de 2 meses - tamanho o cansaço. 
Finalmente elas chegaram e com elas o bom tempo (parece que S.Pedro deu tréguas), o aumento de dose de vitamina D e a mudança de ares que nos fazem despertar novas sensações por todo o corpo.
Como ando ainda em modo "reserva", não vos direi já para onde vou rumar estes dias que se aproximam. O que vos posso adiantar é que vou de coração cheio, alma tranquila e um sorriso enorme no rosto. Vou a pulsar de excitação e com uma saudade que já não cabe no peito - prometo contar tudinho mais tarde ;).

Boas férias gente gira, sejam - acima de tudo - muito felizes!!!

Wednesday, June 20, 2018

* Summer night match with people that make your heart melt *

Foto de Sara Lopes.

* Gosto desta simplicidade e leveza da vida e das coisas boas e realmente importantes que ela nos mostra. Gosto das pessoas. Dessas que me fazem tão bem, que o meu coração chega a derreter...
Gosto das noites de verão assim..."cleans", genuínas, com a chinela no ar e o pé na areia. 
Gosto de gostar deste sentimento tão puro e que me mostra que as voltas que o mundo dá, não são dadas à toa. 
Gosto de gostar mais de branco, apesar de não contrastar com o tom de pele - quase fantasmagórico.
Gosto de gostar tanto desta gente que me faz rir até doer a barriga e me faz acreditar que existem anjos que nos protegem e finais felizes.
Gosto de, aos poucos e poucos, sentir que o medo está a ser ultrapassado pela coragem...
Gosto de ser e de estar feliz, mesmo quando tropeço e magoo os joelhos!!!

Thursday, June 14, 2018

* " Se der medo, deixa entrar a coragem." *

Image result for infinity tumblr
* Li este texto da minha querida Sofia Fernandes e não pude ficar indiferente à complexidade e assertividade com que ela relata estas palavras tão sábias e que se encaixam tão bem em cada um de nós - ou pelo menos em mim.
Decidi partilhar aqui convosco, porque mais que partilha é também uma forma de manter presente estas frases maravilhosas, sempre que me apetecer reler excertos com os quais me identifiquei em algum momento da minha vida. Diguemos que é uma partilha, também, de mim para mim...:

todos nós já nos perguntámos, pelo menos uma vez na vida, o que faríamos se não tivéssemos medo. medo que nos partissem o coração, medo de nos deixarem sozinhos, medo de ficar sem emprego (mesmo quando esse emprego já não nos deixa felizes), medo de tentar, medo de falhar, medo de cair, medo de não nos conseguirmos levantar, medo de arriscar, medo de falar, medo de calar, medo de parar, medo de continuar, medo de ter medo. muito medo.
e então há um dia em que te perguntas (ou que te perguntam): e se não tivesses medo... quem serias, o que farias e até onde irias?

Sunday, May 27, 2018

* Time - first friend that we met *

Tudo que temos é o agora

* Já vos falei da complexidade do tempo?
Temporalidades (des)necessárias aquilo que intitulamos por "dias"...
Do que mais tenho retido das coisas que a vida me traz, é aprender a desacelerar; a não complicar; a viver o - no - presente. 
Mania essa de estar sempre a querer mais além, a pensar mais à frente, a idealizar o que ainda não chegou ou aquilo que não vamos - mas queremos - ter em nossa posse. Tenho aprendido a dar mais valor às pessoas, às coisas e aos momentos. A ser feliz com o que e com quem tenho na minha vida. A saber parar, respirar e perceber o que é - ou não - fulcral para mim neste momento.
Tarefa difícil essa...foi um objetivo que impus a mim mesma e que, confesso, me tem feito aproveitar mais do que aquilo que achei verdadeiramente possível.
Tenho sorte sabem?! Às vezes dou por mim a pensar nisso mesmo, na sorte que tenho. Na sortuda que sou em ter tanta coisa tão boa e pessoas genuínas e que irradiam luz à minha volta. 
Em marés astrológicas, posso dizer que, por vezes, os astros se alinham e fazem com que o universo conspire a nosso favor. Temos de saber escutá-lo nas entrelinhas e apreender a verdadeira essência das coisas. Cliché?! Hum...talvez, mas qual é o verdadeiro sabor da vida, senão aquele que lhe queremos dar?!
Não gosto de me expor (ou pelo menos, aprendi a não gostar), nem de partilhar os meus momentos com outrem...não sei, de há algum tempo para cá fiquei receosa com essas coisas das energias e de partilhar a felicidade com o desconhecido. Assim, dei por mim a conter-me mais e a guardar só para mim - e para quem me acrescenta - o que de bom me vai acontecendo. Nesta perspetiva mais "egocêntrica", fui-me moldando e aprendendo a valorizar e agradecer mais cada momento e cada pessoa...cresci!
Sendo que crescer é um verbo que combina tão bem com maturidade, acho que também me "maturei". 

Isto tudo para vos dizer que o "tempo" é, sem dúvida, o nosso melhor aliado!

Wednesday, April 11, 2018

* No sugar for a month *

some ideas to decorate donuts for Valentines
* Keep your mind strong! *
- Vamos lá desintoxicar o corpo e a mente de uma páscoa rica em chocolate e amêndoas.  


Monday, March 19, 2018

"Take time to make your soul happy."

«As pessoas são assim. Entendem-se, devagarinho. Aprendem-se. As pessoas são assim. São fragilidades e medos, são sonhos e pesadelos. E conquistam-se. As pessoas conquistam-se. Com tempo, com paciência, com calma. É por isso que são tão difíceis e ao mesmo tempo tão boas para nós. Porque enquanto as aprendemos, também nos aprendemos. Enquanto as descobrimos, vamos descobrindo do que somos capazes. Não só por elas, por nós também. As pessoas são isto. São todas as vezes que respiramos fundo e continuamos junto a elas.»
E foi este lindo texto que li e que não quis perder, querendo partilhá-lo convosco.
E são todas essas "pessoas-sol" que dão à nossa vida a quantidade exata de felicidade, estabilidade e equilíbrio que ela precisa para se manter erguida e forte.
Eu tenho pessoas assim na minha vida, não são muitas...mas são tão boas e tão fortes, que sem elas a meu lado não sei como seria. Umas já permanecem na minha vida há tempo suficiente para ter o coração reconfortado de que não vão embora mais - aquelas amizades para a vida toda - outras, chegam de mansinho e com pezinhos de lã vão aquecendo o meu coração com a esperança de que, também elas, aí façam casa e permaneçam. 
Gosto de todas elas - com as suas qualidades e defeitos - de um jeito muito especial...que seja sempre assim!!!!!